A preocupação das pessoas é grande no que se refere o lixo urbano e meio ambiente com lixo, em especial quando se trata dos tipos de lixo cuja degradação é muito demorada como é o caso dos plásticos, metais, vidros. O lixo nas grandes cidades trás maiores preocupações, pois é produzido em quantidade muito maior tornando o problema com soluções mais difíceis ainda. A maioria do lixo recolhido pelas prefeituras acaba em lixões quando é sabido que a maior parte deste poderia ser reciclada tivessem as prefeituras sistemas de reciclagem condizentes. Apesar dos milhões de reais que as prefeituras gastam todos os anos com a coleta e o processamento na grande maioria dos casos esse processamento é insuficiente e inadequado.
A verdade é que se hoje temos um meio ambiente poluído devemos isso em grande parte a produção de lixo ns grandes cidades assim como nas de menor porte como também contribui para aumentar os problemas a falta de usinas de reciclagem para atender a demanda mantendo grandes lixões a céu aberto trazendo doenças de todos os tipos. O que se busca atualmente é a proteção do meio ambiente, mas sabemos que esta para ser realizada a contento tem antes que encontrar soluções adequadas para eliminar os prejuízos causados pelo lixo ns grandes cidades.
Não podemos dizer que cidades pequenas não têm problemas com o lixo, tem sim senhor, porém as soluções são bem mais fáceis, sendo preciso só uma maior conscientização e prefeitos comprometidos com o meio ambiente e com a saúde publica, porém o lixo nas grandes cidades passa por um processo bem mais complicado, pois é preciso aperfeiçoar tudo desde a coleta seletiva e bem feita, uma vez quase todo o lixo produzido pelo ser humano pode ser reciclado sendo muito baixo o percentual que não é reaproveitado, o sistema é que é falho. Além disso, cidades como São Paulo ainda tem graves problemas com a poluição do ar, não sendo, portanto o lixo o único dos problemas a resolver para terminar com a poluição.
Milhares de pessoas vivem coletando lixo nas grandes cidades e se as prefeituras montassem pontos de compra desse material poderia ter uma coleta bem mais efetiva e quem sabe poderia nem ser mais onerosa do que o gasto com as coletas terceirizadas que muitas vezes deixam bastante a desejar. O lixo é um dos grandes problemas da modernidade cada vez mais vão surgindo novos produtos poluentes e de difícil degradação. Os governos municipais, estaduais e federais terão de uma vez por todas dar prioridade ao grande problema do lixo, nas grandes cidades é preciso tomadas mais drásticas de decisões para que se possam resolver, porém os pequenos municípios têm muito a cuidar para não chegarem a graves situações futuras, pois o crescimento é inevitável e as soluções têm que acompanhar o progresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário